A COOPERAFES tem como missão desenvolver um trabalho associativo na área da produção e comercialização de base familiar agrícola e não agrícola tendo como pressupostos a cooperação, a economia solidária e a produção com base no uso racional e sustentável dos recursos naturais, na produção de alimentos de base orgânica com a ampliação de acesso a este tipo de alimento alterando quantitativamente e qualitativamente os padrões de consumo atuais

Alimentos Orgânicos

Tem como linhas de atuação mais direta a produção de alimentos orgânicos de origem vegetal e animal como verduras, frutas, carne, leite, ovos e etc, mas desenvolve ações também na área de beneficiamento da produção agropecuária, da produção de fitoterápicos, Homeopáticos, Florais, Fitocosméticos, Molhos e comercialização. Essas ações estão centradas nos objetivos de se estabelecer novos parâmetros de uso dos recursos naturais, de mudanças radicais nos hábitos de consumo e de relações de mercado entre produtor e consumidor.

A cooperativa pode incluir em seu rol de experiências várias ações que vão desde a produção, o beneficiamento e a comercialização, como também ações de articulação com entidades congêneres e o poder público.

Podemos relacionar mais especificamente as seguintes experiências:

  1. Produção orgânica de ervas medicinal, verduras e frutas; em parceria com outras entidades que atuam na mesma linha de produção e dentro de critérios da agroecologia.
  2. Produção de fitoterápicos; com controle e aprovação com acompanhamento de bioquímico e fitoterapeuta graduado.
  3. Comercialização associada na perspectiva do comércio justo e solidário em parceria com outras organizações congêneres. Loja de comércio justo e solidário com diversos produtos alimentícios e artesanais de diversas cooperativas e associações de diversas regiões do nordeste.
  4. Participação considerável nos programas públicos de aquisição de alimentos;
  5. Participação direta na estruturação e funcionamento do Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária do Estado de Sergipe; Circuito que incorpora cooperativas de produção agropecuária e de transporte numa relação de cooperação nos serviços.
Alimentos Orgânicos Alimentos Orgânicos
Alimentos Orgânicos

A COOPERAFES / Simão Dias – Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Economia Solidária do município de Simão Dias, foi o primeiro Empreendimento da Economia Solidária - EES do estado de Sergipe a receber o selo da Agricultura Familiar, este é uma importante ferramenta que contribuiu para que a atividade agropecuária familiar dos cooperados se organizasse cada vez mais e qualificasse suas ações comerciais.

A Ecoaldeia Barrocas, território onde são desenvolvidas grande parte das ações da cooperativa, tem exercido papel de multiplicadora das Tecnologias Sociais. Atraindo principalmente os jovens para práticas de Permacultura e Agroecologia, a Ecoldeia destaca-se ainda na pesquisa e produção de fitoterápicos, cultivo integrado e banco de sementes crioulas.

Nos últimos anos a COOPERAFES tem avançado em sintonia com o crescimento de um nincho de mercado mais consciente que prioriza produtos de origem orgânica e da Agricultura Familiar, baseado em conceitos do comercio justo e solidário. Neste sentido, os jovens filhos dos agricultores cooperados, perceberam uma dinâmica atrativa e viável para integrar-se e contribuir com seus talentos.

Logout iBar
Tem certeza que deseja sair?