Alimentos Orgânicos

A COOPERAFES foi criada a partir de um trabalho de cooperação e economia solidária já desenvolvida por um grupo informal de agricultores familiares que sentiram a necessidade de se constituírem dentro de parâmetros legais de institucionalidade, não que o processo de cooperação interno ou até mesmo externo dependesse do aspecto da legalização, mas devido a estarem avançando para algumas ações que demandavam essa base legal para que tivesse possibilitada a sua participação em determinados espaços de discussão, de articulação, de representação, e de mercado, atendendo assim as exigências governamentais. Manteve, no entanto como referência a legitimidade do processo de cooperação interna e externa para além do processo de legalização por entender-se que o aparato legal não é o elemento principal em termos de viabilidade de benefícios para o grupo e que nem sempre o legal expressa ou mesmo se sobrepõe ao legitimo.

O trabalho enquanto grupo legitimado pelas ações teve o seu inicio no começo do ano de 1986, com um grupo embrionário que tinha o ideal de estabelecer um processo de trabalho coletivo partindo das atividades da caprino ovinocultura e da horticultura, e a formação de um grupo de teatro que chamamos de ARAÇÁ AZUL, iniciando as apresentações com as peças intituladas de Rato branco, Funeral de um Lavrador, Operário em Construção e outras, contando com as valiosas participações de Lupércio Damaceno, Prof. Severino, Leila Argolo, Prof. Rafael, Bispo etc. e conseguimos congregar a este grupo mais algumas pessoas , com o intuito de se trabalhar a organização da produção através de atividades de planejamento para desenvolver as atividades de receber, transportar, classificar, padronizar, beneficiar, industrializar e comercializar a sua produção, para prestar assessoria técnica, captar recurso de custeio e investimento com custos financeiros mais baixos ou não reembolsáveis, para promover programas e projetos de capacitação e profissionalização, nesse período contando com a participação de Jose Hamilton de Araújo, Adenildo Barreto, Edilson Tavares, Júlio e outros, incentivados para a criação de caprinos e ovinos por Delso Andrade responsável pelos primeiros lotes, com animais das raças anglo nubiano, Santa Inês, Parda Alpina e saanen. Ai iniciou-se as atividades de criação de caprinos e ovinos e também o trabalho com horticultura.

Alimentos Orgânicos

Desse processo inicial se avançou consideravelmente, se desenvolveu algumas ações inclusive no que diz respeito ao acesso a terra tendo parte do seu quadro de associados como assentados dos programas de reforma agrária com bons resultados o que não é tão comum. Mas a sua formalização enquanto Cooperativa só se deu em 01 de setembro 2007 aí contado com a participação do companheiro Valck Oliveira. O que nos parece ter sido o mais acertado, é como se tivesse tido o tempo suficiente para a maturação do processo de cooperação para além da formalidade cooperativismo institucionalizado.

A COOPEREFES tem como missão desenvolver um trabalho associativo na área da produção e comercialização de base familiar agrícola e não agrícola tendo como pressupostos a cooperação, a economia solidária e a produção com base no uso racional e sustentável dos recursos naturais, na produção de alimentos de base orgânica com a ampliação de acesso a este tipo de alimento alterando quantitativamente e qualitativamente os padrões de consumo atuais.

A COOPERAFES tem como linhas de atuação mais direta a produção de alimentos orgânicos de origem vegetal e animal como verduras, frutas, carne, leite, ovos e etc, mas desenvolve ações também na área de beneficiamento da produção agropecuária, da produção de fitoterápicos, Homeopáticos, Florais, Fitocosméticos, Molhos e comercialização. Essas ações estão centradas nos objetivos de se estabelecer novos parâmetros de uso dos recursos naturais, de mudanças radicais nos hábitos de consumo e de relações de mercado entre produtor e consumidor.

A COOPERAFES está constituída hoje por 63 sócios e mais alguns em fase de aprovação, ela é dirigida por um conjunto de membros composto por um (a) Presidente, um (a) Secretario (a) e, um (a) Tesoureiro (a) sendo todas as decisões tomadas de forma participativa e com discussões entre todos os sócios, tendo sua área de ação predominantemente no Bioma Caatinga (sertão de Sergipe e Bahia) embora também tenha relações estabelecidas com entidades congêneres de outras regiões do Estado de Sergipe que estão em outros Biomas.

A COOPERAFES pode incluir em seu rol de experiências várias ações que vão desde a produção, o beneficiamento e a comercialização, como também ações de articulação com entidades congêneres e o poder público.

Podemos relacionar mais especificamente as seguintes experiências como mais expressivas:

  1. Produção orgânica de ervas medicinal, verduras e frutas; em parceria com outras entidades que atuam na mesma linha de produção e dentro de critérios da agro ecologia.
  2. Produção de fitoterápicos; com controle e aprovação com acompanhamento de bioquímico e fitoterapeuta graduado..
  3. Beneficiamento de produtos oriundos do milho, da mandioca, do leite e da carne, bovina, zebuína, caprina e ovina, todos dentro dos critérios de não uso de produtos químicos e ou conservantes. Com controle sanitário e mantendo tradições culturais nas receitas utilizadas;
  4. Comercialização associada na perspectiva do comércio justo e solidário em parceria com outras organizações congêneres. Loja de comércio justo e solidário com diversos produtos alimentícios e artesanais de diversas cooperativas e associações de diversas regiões do nordeste principalmente do semi árido. Todos com base na agroecologia.
  5. Implantação de sistemas agro florestais na área da Caatinga; em áreas estratégicas como margem de riachos e áreas anteriormente degradadas tendo como base, frutíferas nativas e ou adaptadas e plantas medicinais observando-se os critérios de plantas baixas, médias e altas.
  6. Participação considerável nos programas públicos de aquisição de alimentos;
  7. Participação direta na estruturação e funcionamento do Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária do Estado de Sergipe; Circuito que incorpora cooperativas de produção agropecuária e de transporte numa relação de cooperação nos serviços.
  8. Participação nas feiras de produtos orgânicos;
  9. Ações de Assessoria Técnica e Educação Rural - ATER com ênfase na produção agro ecológica para a agricultura familiar; com escritório de atendimento direto, base fixa e equipe técnica na área de produção, gestão, comercialização e crédito;
  10. Produção de farelo de Palma forrageira para alimentação animal em parceria com a EMBRAPA em campo de experimentação; Já com produção de farinha da palma para consumo humano.
  11. Produção de fertilizantes e defensivos naturais;
  12. Implantação de unidade de experimento de fruticultura irrigada em parceria com a EMBRAPA semi árido e a CODEVASF;
  13. Implantação de Fossas Sépticas Biodigestoras em parceria com Fundação Banco do Brasil/FBB e Instituto Morro da Cutia de Agro ecologia;
  14. Implantação de várias unidades do projeto PAIS em parceria com o ICODERUS e a Fundação Banco do Brasil;
Alimentos Orgânicos Alimentos Orgânicos

Para desenvolver essas ações a COOPERAFES conta com um amplo leque de entidades parceiras e apoiadoras que vai desde a EMBRAPA, passando pelo SEBRAE, UFPE, UNICAFES, OCESE, UNICOOPES e outros; A COOPERAFES tem como principal fonte de recursos o seu próprio quadro de associados, mas têm em alguns momentos recebidos aportes através de serviços a até alguns investimentos em experiências pilotos na relação com a EMBRAPA e o SEBRAE. Assim podemos dizer que nesse período, desde a sua fundação até os dias atuais a COOPERAFES tem se mantido fiel aos seus princípios e objetivos, tendo avançado muito em termos de resultados em todos os aspectos, principalmente no seu papel de indutora de processos de mudanças de paradigmas não só dos seus sócios, mas também de entidades cooirmãs e parceiras.

CNPJ: 10.235.440/0001-81-NIRE: 28400003795

Na Cooperafes, são os nossos atos que nos alinha com o que estamos comprometidos.

Logout iBar
Tem certeza que deseja sair?